Greco-Romana

Brasil não tem tradição em um dos mais antigos esportes

Brasil não tem tradição em um dos mais antigos esportes

A luta greco-romana teve início na Grécia Antiga, ela acontecia através de um campeonato atlético que também incluía saltos, corridas, lança e lançamento de discos. Para os gregos a luta era uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental.

Mesmo passando por modificações, a luta greco-romana possui mais características de esporte que de uma arte marcial, seu estilo se baseia em luta livre francesa do século XIX e ao pancrácio antigo (um desporto de combate sem arma). É comum confundi-la com luta livre, entretanto a luta greco-romana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo: o competidor pode utilizar unicamente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura, seu objetivo é imobilizar os dois ombros do adversário até a rendição. O grande diferencial, porém, está no uso das mãos, o competidor necessita possuir grande habilidade de controlar e manipular as mãos e os braços do adversário para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa.

A luta greco-romana está presente nos Jogos Olímpicos modernos desde 1896, mas ela corre o risco de ser eliminada das Olimpíadas devido às modificações em sua estrutura, que tem sido modificada aos poucos em virtude da popularidade das Artes Marciais Mistas e do Vale-Tudo. Como a luta greco-romana é uma arte que gerou campeões neste esporte, muitos atletas trocam as competições olímpicas pelas artes marciais mistas.

Luta greco-romana no Brasil

O Brasil não conseguiu representantes para participar dos Jogos Olímpicos de Pequim. Alguns dos principais nomes do esporte no país são: Marcelo Gomes (ex-integrante do Big Brother Brasil, Zulu), Rodrigo Artilheiro, Felipe Macedo e Bruno de Paula. No Ceará, muitos atletas estão se interessando pela luta,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s